http://www.camara.recife.pe.gov.br/noticias/camara-aprova-reajuste-dos-servidores
Já seguiu para sanção do prefeito o projeto de lei do Executivo de reajuste salarial dos servidores do Recife. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal por 23 votos favoráveis, na tarde desta segunda-feira (31), apesar do protesto de quatro vereadores da bancada de Oposição que se retiraram do plenário, a pedido do líder Gustavo Negromonte (PMDB). A matéria também foi aprovada em segunda discussão, numa sessão extraordinária instalada pelo presidente Múcio Magalhães (PT) que teve a presença de vários servidores municipais.
Antes da votação, a vereadora Aline Marino (PSDB) discutiu o projeto e lamentou que algumas categorias, a exemplo da Assistência Social, não tenham conseguido reivindicações como isonomia salarial. “Participamos de todas as lutas e sinto muito que o reajuste da Assistência tenha sido de apenas 6,13% e a gratificação de R$ 155,00. Dos nove itens que foram apresentados apenas três avançaram”. A vereadora também disse que os músicos da Banda Sinfônica do Recife poderiam ter tido uma equiparação com os da Orquestra e destacou ainda a situação dos professores “Não houve reajuste do piso salarial e o aumento foi de 4,66%. Jaboatão paga melhor que o Recife. Fica aqui o nosso repúdio porque a Prefeitura burla a lei e não cumpre a legislação”.
O vereador Daniel Coelho (PV) também se mostrou indignado com a forma de negociação entre a Prefeitura e os servidores e cobrou do Executivo a elaboração de um Plano de Cargos e Carreiras. “Infelizmente já participo pela sexta vez de discussões de campanhas salariais e a novela é a mesma e caímos nas mesmas discussões. Chegamos ao dia de votação com inúmeras categorias insatisfeitas. Já completa 10 anos que o PT chegou à gestão municipal e mesmo prometendo entregar a esta Casa um Plano de Cargos e Carreiras, nunca enviou. Quantos anos essa gestão vai precisar para cumprir a promessa?”
Ao encaminhar a votação, o líder do Governo, Josenildo Sinesio (PT), pediu pela aprovação do projeto. Já Gustavo Negromonte orientou os vereadores da Oposição a se retirarem do plenário. “Em sinal de protesto pela atitude desigual da Prefeitura e por não poder votar contra, oriento a retirada da bancada de oposição do plenário como solidariedade com as categorias que não foram contempladas de forma justa”. Daniel Coelho, Aline Mariano e Vera Lopes (PHS) seguiram a orientação do parlamentar. Apesar de fazer parte da Oposição, o vereador Romildo Gomes (DEM) votou favorável ao projeto, mas fez questão de cobrar do líder do Governo o plano de cargos e carreiras dos servidores.
Cinco emendas do Executivo ao projeto foram aprovadas. Quatro delas na íntegra e uma como subemenda. Outras duas, do vereador Augusto Carreras (PV), também foram acatadas em plenário. Uma na íntegra e outra como subemenda.
Em 31.05.2010, às 17h35.
Será que teremos direito a gratificação de R$ 155,00 ou só é para o pessoal da Assistência Social?
ResponderExcluirO sindicato dos servidores comunica os(a) funcionários(a), que no dia 12 de junho vai sair o retroativo do mês de março, e no dia 22 o pagamento normal.
ResponderExcluir