Creche no Engenho do Meio é recuperada
Creche Valdir Savluchinsky não funcionava desde o início do ano; Prefeitura do Recife cumpriu promessa e reformou o espaço
Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução / TV Globo
No bairro do Engenho do Meio, no Recife, a reabertura de uma creche municipal foi uma promessa feita pela Prefeitura. Agora, os pais podem ir trabalhar despreocupados.
As salas foram pintadas e três banheiros, construídos. A Prefeitura do Recife também recuperou o telhado e fez um refeitório.
O abandona da creche Valdir Savluchinsky foi denunciado no mês passado. Ela não funcionava desde o início do ano. A reforma da Secretaria de Educação do município nunca terminava e as mães não tinham como trabalhar.
O dia 15 de junho foi marcado no calendário do NTV, e o prazo foi cumprido. Antes de ir para o trabalho, Natália Cristina Gomes Nascimento deixou Michel, de um ano e quatro meses, na creche. “Está tudo organizado, gostei”, disse.
“Agora vamos seguir no sentido de dar mais conforto às crianças”, falou o diretor de Engenharia da Secretaria de Educação do Recife, Henrique Grizzi (foto 4).
É lamentável o discurso assistencialista quando o assunto é educação de crianças. A educação infantil é direito da criança desde a CF1988 sendo reafirmado em outros documentos (ECA,1990;LDB1996) assim, seu objetivo é o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e não é mais um depósito para que os pais possam trabalhar, como foi no passado. Resultado, os pais pressionaram, com razão já que as obras estavam lentas e a creche foi inaugarada às pressas com 3 salas fechadas e ainda sendo pintada.
ResponderExcluirMas por outro lado, a reforma trouxe bons resultados e a gestão local sabe administrar de forma democrática, participativa de forma que vai melhorar ainda mais.
Além da reforma de creches, precisamos de formação e valorização profissional para garantir a educação de qualidade a todas as crianças e não apenas voltada para as de baixa renda. Precisamos com urgência de mais debates em torno dessa área para romper definitivamente a visão de creche como uma "caridade" às crianças pobres e exigir seus Direitos.
Aline Marques. ADI, Creche Waldir.
Apoiada!!! Falou, ou melhor, escreveu bonito.
ResponderExcluir