sexta-feira, 25 de junho de 2010

CONVITE

Comunicado importante: A data da apresentação foi alterada para o dia 05.07, na segunda feira, às 17h, na sala 03. CE UFPE 

Convido a todos (as) os (as) profissionais da educação e estudantes na área a participarem do Seminário de apresentação do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, de tema:

IDENTIDADE DE PROFESSORES E ADI´S DE CRECHES DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO.

                                   Aline Marques de Souza
                                   Neijair Marques Viana de Castro
                                   Santana Moura


RESUMO:

Este artigo objetivou averiguar como as atribuições e papéis desempenhados por profissionais da educação infantil podem contribuir para os estudos de identidade profissional no ambiente de creche pública. Buscou-se também analisar como a dicotomia cuidar-educar repercute na divisão do trabalho daqueles que atuam neste contexto. A pesquisa analisou 12 professores e 12 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, (ADI´s) através de um questionário semi-aberto que foi distribuído em 6 creches das 6 Regiões Político-Administrativas (RPA´s) da Cidade do Recife. Percebeu-se que as atribuições delegadas aos professores e ADI´s geram uma hierarquia em que, aqueles que planejam as atividades pedagógicas recebem melhores salários e carga horária reduzida, enquanto aqueles que executam mais atividades ligadas à higiene, ao “cuidar” da criança, recebem salário inferior para o dobro da carga horária e isso tem provocado insatisfação, conflitos nas relações de trabalho e desejo de abandono da função.

local: Centro de Educação, UFPE sala 12
data: 30.06.2010
horário: a partir das 18h (vários trabalhos na área da educação infantil, sobre o brincar, os ADI´s do sexo masculino e a questão do preconceito)

*INSCRIÇÕES NO LOCAL - COM CERTIFICADO!

Compareça!

sábado, 19 de junho de 2010

Creche Waldir é recuperada

Creche no Engenho do Meio é recuperada


Creche Valdir Savluchinsky não funcionava desde o início do ano; Prefeitura do Recife cumpriu promessa e reformou o espaço

Da Redação do pe360graus.com




Foto: Reprodução / TV Globo

No bairro do Engenho do Meio, no Recife, a reabertura de uma creche municipal foi uma promessa feita pela Prefeitura. Agora, os pais podem ir trabalhar despreocupados.

As salas foram pintadas e três banheiros, construídos. A Prefeitura do Recife também recuperou o telhado e fez um refeitório.
O abandona da creche Valdir Savluchinsky foi denunciado no mês passado. Ela não funcionava desde o início do ano. A reforma da Secretaria de Educação do município nunca terminava e as mães não tinham como trabalhar.

O dia 15 de junho foi marcado no calendário do NTV, e o prazo foi cumprido. Antes de ir para o trabalho, Natália Cristina Gomes Nascimento deixou Michel, de um ano e quatro meses, na creche. “Está tudo organizado, gostei”, disse.

“Agora vamos seguir no sentido de dar mais conforto às crianças”, falou o diretor de Engenharia da Secretaria de Educação do Recife, Henrique Grizzi (foto 4).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

NOTA

A Gestão da Secretaria de Educação,  Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife enviou comunicado para as Creches da Rede para que o Conselho de Ciclo seja realizado no dia 19 de junho, neste sábado, para compensar o dia 25, que é  facultativo (ler postagem anterior).
Esta medida não foi negociada com os servidores e sindicato, e este último não se pronunciou a respeito, até às 14h de hoje.
 Os servidores de creches da educação não-docente, ADI`s e AAE´s trabalham 40 horas semanais com crianças, de segunda à sexta, e esta notícia chegou como uma "ação punitiva"  já que ela é restrita aos servidores de creches.
Desta forma, este fórum de educação considera um absurdo a imposição de Conselho de Ciclo ao sábado e recomenda aos servidores a não aceitarem a medida.
Uma gestão democrática deve negociar a melhor forma para ambos e não "impor" e prejudicar os trabalhores, já que a gestão quer descontar uma falta a quem não comparecer no sábado ao trabalho.
Além disso, por que devemos "pagar" um dia facultativo? Não aceitaremos e cabe tomar as medidas legais necessárias.
No mais, aguardamos mais negociação e menos imposição da gestão.

Aline Marques.

AVISOS - DIÁRIO OFICIAL

O Prefeito da Cidade do Recife, JOÃO DA COSTA BEZERRA FILHO, torna público que no próximo dia 03 de junho, quinta-feira, consagrado a Corpus christi, haverá expediente normal nos órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife, sendo ponto facultativo nos dias 23 e 25 de junho do ano em curso, mantendo-se o feriado Municipal do dia-24 de junho, (São João) com exceção dos serviços essenciais, de acordo com as respectivas chefias.

Recife, 28 de maio de 2010.


JOÃO DA COSTA BEZERRA FILHO

http://www.recife.pe.gov.br/diariooficial/exibemateria.php?cedicacodi=60&aedicaano=2010&ccadercodi=2&csecaocodi=2&cmatercodi=2&QP=copa+do+mundo&TP=dia+25+facultativo

29/Mai/2010 :: Edição 60 ::

Cadernos do Poder Executivo
Poder Executivo

Prefeito: João da Costa Bezerra Filho

A V I S O

O Prefeito da Cidade do Recife, JOÃO DA COSTA BEZERRA FILHO, torna público que no dia 15 de junho do ano em curso, em virtude do jogo do Brasil, na Copa do Mundo, está marcado para às 15:30 horas, o expediente dos órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços essenciais, e de acordo com as respectivas chefias, encerrar-se-á 02(duas) horas antes do inicio do jogo.

Contudo, tal concessão será compensada na totalidade das horas folgadas, com o acréscimo de 30(trinta) minutos diários no horário normal do expediente.

Recife, 28 de maio de 2010.
JOÃO DA COSTA BEZERRA FILHO

Prefeito do Recife

sexta-feira, 11 de junho de 2010

JOÃO DA COSTA CANCELA FOLHA EXTRA DOS SERVIDORES








A ausência de informações concretas já virou práxis da gestão do Recife.
Nas negociações salariais da mesa de negociações com os servidores ficou acordado o reajuste junto ao salário na folha do mês de maio.
Porém, devido a alguns problemas  na Câmara dos Vereadores do Recife, foi decidido e informado aos servidores que o pagamento em folha extra estava previsto para o dia 12 de junho.
No entanto, depois que todos planejaram o recebimento da folha extra neste sábado, foi cancelado e virá somente no salário de junho, antecipado para o dia 22 desse mês.  Dessa forma,  manifestamos a nossa  indignação e solicitamos da gestão, um compromisso de divulgar informações concretas para os servidores.
Conforme a notícia abaixo, o salário será antecipado, mas desta vez já vem tarde para os servidores.

postado por Aline Marques


PREFEITO ANTECIPA SALÁRIO DO SERVIDOR E INJETA R$ 90 MILHÕES NA ECONOMIA ANTES DO SÃO JOÃO
10:15 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010
Pagamento será feito para os 34,5 mil funcionários e inclui o aumento retroativo a março
Por Izabel Melo
A economia do Recife receberá uma injeção de pelo menos R$ 90 milhões no período do São João. Isso porque o prefeito do Recife, João da Costa, vai antecipar o salário do mês de junho para o dia 22, além de pagar nesta data o aumento salarial dos servidores retroativo ao mês de março. A boa notícia foi anunciada pelo gestor, nesta sexta (11), em entrevista às rádios locais.

Desta forma os 34,5 mil funcionários ativos, inativos e contratados das administrações direta e indireta serão beneficiados de uma só vez. “Optamos por pagar todas as instâncias da PCR beneficiando a todos, uma vez que se o pagamento fosse feito dia 12, como tínhamos previsto, não haveria tempo hábil para isso”, disse o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fernando Nunes.

O prefeito João da Costa sancionou no último dia 07 a Lei Nº 17.626/2010, referente às melhorias salariais dos servidores municipais neste ano. Para a maioria das categorias prevaleceu o reajuste de 6,134%, que inclui o resíduo de 1,47% do ano de 2009 somado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de maio de 2009 a março de 2010.









domingo, 6 de junho de 2010

RECONHECIMENTO DOS EDUCADORES E EDUCADORAS NO PISO SALARIAL

A fim de melhorar a qualidade da educação na luta pela isonomia, identidade e reconhecimento à carreira dos educadores, a CNTE apóia a imediata aprovação do PL 1.592/03, de autoria do deputado Carlos Abicalil (PT/MT), que visa fixar diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação. Este instrumento alia-se a outras medidas em curso, dentre elas, o próprio Piso Salarial.
Na abertura da Conae, o ministro Fernando Haddad afirmou que o MEC vem elevando o orçamento e também defendeu a aprovação no Senado do projeto de lei 1.592, que institui as diretrizes da carreira para todos os profissionais da educação - professores e funcionários de escolas, porém o projeto está engavetado desde 2003. Pela proposta de unificação, "a remuneração de professores, funcionários e especialistas em educação deve ser digna e condizente com as especificidades de cada profissão; o pagamento de salários, ser relativo à maior habilitação na carreira", afirmou.

A Constituição Federal de 1998 estabelece que “a lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. art. 206.

O artigo 61 da lei 9394/96 que define quem são os trabalhadores da educação foi recentemente alterado com a lei 12.014 / 2009, da Senadora Fátima Cleide,  de maneira a, nas palavras da autora, "dar legalidade ao exercício profissional e enquadrar na perspectiva de formação pedagógica mais de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de educação básica em funções não docentes, mas de caráter pedagógico, como educadores."
Desde a aprovação desta lei, são considerados profissionais da educação escolar básica:

“I - os professores habilitados em nível médio ou superior em cursos reconhecidos de instituições credenciadas, para o exercício da docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

II – os trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas, em exercício na educação básica;

III – os trabalhadores da educação, em efetivo exercício na educação básica, portadores de diploma de curso técnico ou tecnológico em área pedagógica ou afim.”

De acordo com o site do DIAP, Ainda não existem cálculos para medir o impacto de eventual unificação de salários sobre os cofres públicos de Estados e municípios. O MEC não contabiliza no censo escolar o número de funcionários da rede pública de ensino.

Os educadores de Recife também estão na luta pela unificação do piso salarial para todos os profissionais da educação, pois também acreditamos que um agente administrativo com curso de gestão escolar, assim como a merendeira com curso de alimentação escolar, devem ganhar igual ao professor do Magistério.

Piso para todos os profissionais da educação!! Aprovação do PL 1.592/03 já!!!!


postado por Aline Marques e Clínio Oliveira

texto construído a partir dos sites da CNTE, MEC, DIAP, Fátima Cleide)

A valorização profissional no contexto do Sistema Articulado de educação

A instituição do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e a aprovação das leis 11.738, que regulamentou o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, e a 12.014 – que reconhece os Funcionários de Escola na LDB, fizeram retomar o debate sobre a valorização dos profissionais da educação, porém no contexto de outro paradigma paraca educação brasileira, o da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação. A partir dos fundamentos da Emenda Constitucional nº53, de 2006, que instituiu o Fundeb junto com vários outros dispositivos, especialmente os incorporados ao artigo 206 da CF/88 (incisos V, VIII e parágrafo único), a valorização dos profissionais da educação tem assumido status de política estruturante para a qualidade da educação, ao lado do financiamento, da gestão democrática e da avaliação institucional. Por outro lado, a luta dos trabalhadores, reunidos na CNTE, elegeu, ao longo de sua trajetória, a formação inicial e continuada, o piso salarial profissional nacional, a jornada compatível às atribuições dos cargos e as condições apropriadas à execução do trabalho, como elementos indissociáveis à carreira dos educadores públicos. E esta, reconhecida na forma de Lei, deve ser a expressão máxima do compromisso público com a valorização de todos os profissionais previsto no art. 61 da Lei 9.394/96 (LDB). Neste sentido, desde 2003, a CNTE tem acompanhado atentamente a tramitação do Projeto de Lei nº 1.592, de 2003, de autoria do ex-presidente da Confederação, Carlos Abicalil (PTMT), na Câmara dos Deputados. A proposta visa regulamentar o inciso V do art. 206 da CF/88, fixando as diretrizes nacionais para a carreira dos profissionais da educação.


Documento completo disponível em: http://www.undimepi.org.br/Dimon/Files/Downloads/UndimePI_1263213132.pdf