quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Crise na Gestão da Secretaria de Educação do Recife


Os problemas na gestão da Secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife (SEEL) vem crescendo e deixando toda equipe no mal estar político, pois tudo tem que passar no gabinete do secretário, Cláudio Duarte, dificultando as relações de autonomia de alguns diretores e assessores. O desgaste a cada dia está aumentando e algumas pessoas principais da equipe gestora estão entregando o cargo, como é o caso do assessor-adjunto, Flávio Brayner, e a diretora de Ensino e Formação Docente, Ângela Monteiro, que foram convidados pessoalmente pelo atual secretário de Educação, para fazer parte da sua equipe como cargo de confiança, mais em menos de um ano, já deixaram o cargo.

Segundo informações as saídas são decorrentes por não concordarem com os encaminhamentos definidos pelo secretário em relação à Política Educacional da cidade e não se sentirem motivados em relação as propostas educacionais do atual secretário, que efetivamente, não contribui com a construção da cidadania plena e ativa das crianças, adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Além de que outros gestores (assessores, gerentes e diretores) vão entregar os cargos, que também não estão concordando com as atitudes do secretário a frente da SEEL, e os educadores da Rede Municipal de Ensino, divulgaram várias cartas relatando as preocupações e os vários problemas que estão tendo em realizar as ações planejadas da secretaria.

Estes problemas demonstra que a brinca está grande na Prefeitura do Recife, pois alguns gestores da SEEL são especialistas na área educacional e ligados ao ex-prefeito, João Paulo, que se afastou do atual prefeito, João da Costa. O ex-assessor executivo e a diretora de Ensino da SEEL divulgaram uma carta para todos/as educadores/as da Rede Municipal de Ensino.
PORTAL JOSÉ DA RÁDIO ZÉ ALBERTO - O BETINHO DE SÍTIO DOS PINTOS


CASO EDUCAÇÃO // PUBLICAÇÃO DE NOTA NA COLUNA DIÁRIO POLÍTICO

Fumaça // O assessor executivo da Secretaria de Educação do Recife, Flávio Brayner, pediu exoneração do cargo. Dias depois, o professor João Simão, militante do PT, divulgou uma carta aberta ao prefeito João da Costa (PT), com críticas à gestão de Cláudio Duarte, titular da pasta e um dos nomes fortes do governo. Atribui-se a ele um caráter centralizador, de difícil acesso e ainda neoliberal (por causa de convênio assinado com a Fundação Roberto Marinho, algo evitado na administração anterior).

Fogo // Claúdio Duarte foi um dos integrantes do governo municipal que mais enfrentou resistência dos servidores. Tentou fazer um movimento para reverter a situação ao se reunir com grupos internos do PT ligados à educação do PT, mas não adiantou muito. As queixas continuam e estão mais inflamadas com o afastamento entre João da Costa e João Paulo. A ex-secretária Maria Luíza Aléssio, bastante querida entre os servidores, é ligada ao ex-prefeito. Cláudio Duarte é da cota pessoal do atual prefeito.

Fonte: Jornal Diário de Pernambuco - 30/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário