sábado, 16 de abril de 2011

CAMPANHA SALARIAL DA EDUCAÇÃO - 2011

                                                                                                
A primeira rodada de negociações gerais aconteceu na quarta-feira, dia 13 de abril e não houve nenhuma proposta de reajuste por parte da PCR. Diante de mais um ano de descaso da gestão atual com as negociações salariais, os sindicatos reunidos no Fórum dos Servidores da CUT deliberaram uma “Assembleia-Ato” na próxima mesa geral de negociações,no dia 27 de abril, com concentração dos servidores unificados, às 14hs no pátio da PCR.
Porém, o Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (SINDSEPRE) ainda não se posicionou sobre a participação. ESTAMOS ATENTOS!
Aguardamos também a Assembleia específica da educação para construção das pautas específicas, coletivamente, como todos os anos.

Acerca das nossas reivindicações 2011, postaremos algumas de nossas pautas mais antigas que devem ser rediscutidas e ampliadas junto à categoria.


-Reconhecimento pedagógico - Eles dizem que somos todos educadores, no entanto, estamos sempre excluídos dos programas educacionais. Assim, é preciso que haja a ampliação das políticas de valorização dos profissionais da educação, como: programa educador.com, notebooks, auxílio bienal do livro, recesso em julho, salário digno para os educadores.
- Inclusão no Magistério (ADI´s)- Parece distante da realidade da educação do Recife, visto que cada vez mais contratam estagiárias sem formação nenhuma para atuar na educação infantil. Porém, em diversos municípios isso já é realidade e o movimento é nacional. Esta pauta trata-se do reconhecimento do cargo como professores, mediante formação e engloba todas as vantagens do GOM (grupo operacional do magistério), como piso salarial, redução de carga...
-Redução de carga horária com reposição de perdas a negociar, para ADI`s e AAE`s- A carga horária de 8 horas na educação é um absurdo, Mas é preciso lembrar que uma grande parte da categoria não pode perder R$ 200 reais mensais, então é preciso agir coletivamente negociando uma reposição de possível perda. Vamos aguardar uma proposta da PCR para avaliarmos juntos!
-Ampliação do PROFUNCIONÁRIO (ASG´s. ADI`s, AAE´s)
Uma educação de qualidade requer formação e valorização de todos os funcionários da escola, assim, após a formação de alimentação escolar, a merendeira passa a ser “auxiliar de educação alimentar”, por exemplo, o curso tem duração de 2 anos, em 4 áreas, com objetivo de capacitar os profissionais da educação não docentes para fazer parte do processo educativo. O projeto de lei do Dep. Carlos Abicalil propõe o piso salarial para os funcionários mediante formação profuncionário.
-PCC específico para educação
Do que vale a nossa formação e experiência profissional sem um Plano de Cargo e Carreira? Esta é uma luta histórica de todos os servidores do Recife sem resposta até hoje.
-Recesso em julho
Em todas as etapas da educação básica há recesso em julho, menos na educação infantil. É preciso que haja recesso nas creches, uma vez que faz parte da educação básica, não sendo, portanto, um depósito de crianças. Se os professores que trabalham 4 horas possuem recesso, esse direito precisa ser reconhecido aos ADI´s que trabalham o dobro do horário.
-Equiparação do difícil acesso
Diversas unidades encontram-se em locais de difícil acesso, havendo imensa dificuldade para todos os trabalhadores chegar no local de trabalho, no entanto, uma determinada categoria recebe mais de 100 reais e outras recebem cerca de 30 reais. Considerando que a dificuldade de acesso é a mesma, é necessária a imediata equiparação, como já foi acordado em mesa, anteriormente, e descumprido.
- Ampliação da gratificação de secretário (AAE)
Este ano a prefeitura reconheceu os AAE´s que atuam em escolas com mais de 14 salas como secretários, garantindo uma gratificação de cerca de R$190 reais. Assim, considerando as atribuições desses profissionais em secretarias de escolas e creches, em que, o AAE recebe muitas vezes a responsabilidade administrativa pela unidade inteira, reivindicamos a ampliação da gratificação para todos os AAE´s.

-Reajuste da gratifição da SEEL

Sabemos que outras categorias recebem até 150% a mais do salário em gratificações, no entanto, os profissionais da educação possuem uma gratificação muito baixa. reajuste já.

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, É MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE PAUTAS, REIVINDIQUEM COM NOVAS PROPOSTAS, SUGESTÕES, CRÍTICAS E VAMOS PRESSIONAR!

Vamos à luta.        
                         por: Aline Marques, Clínio Oliveira e Liliane Bonifácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário