SINDSEPRE - OPOSIÇÃO 2011
Resposta ao texto do SINDSEPRE " Cuidado com falsos profetas e oportunistas"
por Clínio Oliveira, em 23 de dezembro de 2010.
Na qualidade de Secretário Geral do SINDSEPRE, não posso perder de vista o meu compromisso com a categoria, nem deixar de ser transparente e mostrar-lhes realmente o que se passa.
As emendas a Lei Orçamentária Anual – LOA apresentadas pelo vereador Múcio Magalhães dotaria previsão de verba para reajuste dos servidores em 2011 e possibilitaria o início da implantação do Plano de Cargos e Carreira, é só ver as emendas.
Agora, justiça seja feita e verdade seja dita, a proposta foi construída coletivamente na CUT, pelo Fórum dos Servidores com a participação de diversos sindicatos, posso citar: SINDSEPRE, SIMPERE, Sind. Jornalistas, Sind. dos Veterinários, Sind. dos Músicos, Associação da Vigilância Sanitária e ainda outros. Nesta oportunidade, o DIEESE nos apresentou um estudo de análise das LOA’s de 2009 e 2010, pois o anseio dos representantes das categorias era contemplar previsão de verba para facilitar as negociações e viabilizar o reajuste salarial com melhores percentuais, presidente do Sindsepre sabe disto, pois ele mesmo foi o porta-voz do Fórum dos Servidores Municipais – FSM para a Câmara de Vereadores no ano passado, quando infelizmente perdemos o prazo
O nosso dever é dizer o que aconteceu e gostaríamos que os 22 vereadores que votaram contra nossa proposta, votassem a favor, mas o que de fato mais nos chocou, foi ver que o Vereador Osmar Ricardo, que é servidor, votou contra não tendo dado importância a proposta construída pelos servidores e apresentada pelo atual Presidente da Câmara o Vereador Mucio Magalhães que votou a favor.
Não tenho nada contra ninguém pessoalmente, tenho divergências quanto a forma de encaminhamentos e determinados posicionamentos que de fato não nos demonstra comprometimento com os servidores, principalmente se tratando de reajuste e Plano de Cargos e Carreira, como previa as emendas.
Creio que inadequada é a colocação feita de que já tive ligação íntima com Osmar, seria importante que se explicassem, pois participei de 2 gestões no Sindsepre com Osmar e tive sim relacionamento pessoal e político, onde também tive divergências, ele sabe, e toda a Diretoria da Entidade via em nossos debates nas reuniões da Diretoria.
Agora, quanto a fazer oposição a posições desencontradas da Diretoria do SINDSEPRE é realmente verdade, e não é novidade para a categoria, pois tudo começou naquela assembleia na PCR, onde a Diretoria foi de encontro com a decisão da base relativa a greve deflagrada e tentou realizar manobra, foi feio, lembram? Assistam ao vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=8feIyx-hgBg&feature=related, ou http://www.forumdeeducacaodosindsepre@blogspot.com e poderão recordar. É, foi aquela assembleia que o presidente do sindicato colocou o microfone no bolso e saiu correndo...
Quanto a eleição do SINDSEPRE em 2011 iremos disputar sim. Porém é um equívoco estarem eles me lançando candidato, pois muito ao contrário deles, estamos construíndo com diversos companheiros e setores, o "coletivo de oposição" no qual irá debater e decidir a composição da chapa e o rumo da nossa entidade sindical.
Por fim, acredito que para grande parte da Diretoria do SINDSEPRE, as emendas da Lei Orçamentária Anual foram apenas uma "loa" (piada). Agora, se tratar com transparência e verdade um assunto de grande interesse para a categoria é ser garoto de recado, desejo maturidade política e sindical aos companheiros para que acordem e valorizem mais a categoria.
Servidores tirem as suas conclusões e para saber mais procurar informações no Fórum dos Servidores Municipais do Recife – FSM, coordenado pela Central Única dos Trabalhadores – CUT.
CLINIO OLIVEIRA – SECRETÁRIO GERAL DO SINDSEPRE